terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sobre heresias

Você acredita que sinceridade e boa vontade são qualidades suficientes para um ministro cristão exercer o ministério da pregação e do ensino? Que a sinceridade e a boa vontade o tornam imune às tantas e tantas heresias que se multiplicam sempre mais e mais?
As heresias são tantas quanto são os espaços para elas. E os espaços para elas são tantos quanto há ignorância e maldades no coração dos homens. As heresias que mais me assustam são as disseminam na boca de cristãos sinceros. Eu não me surpreendo tanto com as heresias da IURD e cia (se bem que me surpreendo com a criatividade deles para subtrair mais), nem com as heresias dos cristãos não protestantes (adventistas, testemunhas de Jeová, Mórmons), mas as novas heresias evangélicas é que são sorrateiras, se disfarçam no meio de experiências admiráveis e até desejáveis, depois se exibem até em pessoas sérias e amáveis, provocando-nos.
Mas há sempre de se achar algo de velho mesmo nos mais novos desvios doutrinários. Há na base delas sempre uma má compreensão da doutrina da graça (nossa mais excelente doutrina), ou uma interpretação equivocada do que seja a santificação (nosso caminho diário em Deus), coisas assim, e frequentemente, utilizam-se de uma mente simplista e preguiçosa que se recusa a se comprometer com um estudo sistemático da Palavra de Deus (Bíblia) e alcança exatamente este mesmo público formado por outras mentes simplistas com o mesmo descompromisso. Que coisa terrível é quando alguém sai caçando nas escrituras argumentos para sustentar um "achismo" ou impressão. Quem lê a Palavra só pra reforçar seu jeito de pensar ou querer algo está fadado ao fracasso doutrinário.
Portanto, estejamos alertas sempre. Aconselho aos meus irmãos da comunidade a desenvolverem o senso crítico ainda mais, não para ficarem numa defensiva improdutiva, mas para serem neste mundo agentes do Reino eterno de nosso Senhor Jesus Cristo.
Guardai-nos Senhor.

Um comentário:

  1. Sim. Eu mesmo já passei por um entendimento errôneo que me encantava por sua propagação nos meios acadêmicos liberais. Mas, pelo Espírito, fui impelido a crer na verdade libertadora com mais ênfase.

    Dennis, obrigado pelo seu comentário sobre mim no penúltimo post. Saiba que tô muito feliz em estar nesta comunidade senso pastoreado por ti. Abração, mano. Fica na Paz!

    ResponderExcluir