quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um protesto aos evangélicos

A igreja não precisa ser um lugar de massificação do pensamento. A fé cristã, ao contrário do que muitos pensam, não exige a irracionalização dos fiéis.
Então chega de chantagem emocional em nome de Deus! Chega de ameaças psicológicas em nome da fé.
A igreja precisa aprender a respeitar as pessoas.
Eu incentivo aos meus irmãos, sem medo: pensem, questionem, critiquem, leiam.
Precisamos colocar toda nossa capacidade de raciocinar a favor da nossa fé. O que não significará que a estamos maculando ou tentando sustentá-la com argumentação humana. Significará sim que estaremos tentando nos envolver nela com todo nosso ser.

A opressão costuma ser tão grande no meio evangélico, que aqueles que resistem à tentativa das lideranças eclesiásticas de "ilegalizar a individualidade" são obrigados a conviver com sua racionalidade como se essa fosse uma inimiga de sua fé. Para muitos "crentes" basta um semestre de faculdade para ver desmoronar suas "convicções cristãs". É que eles se vislumbram com o pensar científico cheio de critérios racionais (planta não cultivada na maioria de nossos arraiais evangélicos). Sejamos critériosos já! -- conclamo a irmandade.
Um basta na opressão de uma cultura tão mesquinha e que não pode conter a preciosidade do evangelho.

Precisamos colocar à prova a forma como nós estamos tratando esse evangelho e como estamos expressando-o. Precisamos conferir com as escrituras se estamos interpretando da forma certa.
Há quem perca tempo duvidando da capacidade de interpretar as escrituras. Sim somos limitados e mesmo incapazes, mas o evangelho está ao alcance. Isto porque tem haver com a capacidade e intenção de Deus de se comunicar conosco.
Mas se nós por ambição, vergonha ou preguiça o distorcemos, nada tem isso haver com a clareza do evangelho. "Os homens amaram mais as trevas do que a luz".

Outra vez digo: basta de opressão em nome de Deus, basta de chantagens em nome da fé, chega de manipulações.

Igreja, produza um pensamento e uma cultura à altura!
Não precisa ser uma cultura de doutores em teologia, mas uma que preserve o conteúdo do evangelho na sua simplicidade e que não alimente líderes manipuladores e opressores, que não sacralize essa manipulação e opressão, que não dissemine estúpidas discriminações, que não semeie divisões ridículas entre o povo.

2 comentários:

  1. Sim, Dennis, precisamos sim renovar nosso entendimento e colocar nossas mentes totalmente a disposição do evangelho para sermos livres em todas as esferas da nossa alma... mas nesse processo nunca, nunca, nunca mesmo podemos nos deixar enganar pelo fato de que estarmos buscando a Verdade nos torna seus donos ou seus detentores. Antes de racionalizar o evangelho (o qual está muito acima da razão humana) precisamos mergulhar nossa razão no profundo sentido do evangelho, isso é, não para menosprezá-la ou de engessá-la, mas para elevá-la a novas formas de percepção e de raciocínio não baseadas no orgulho humano, mas na dependência da Sabedoria dAquele que tudo conhece porque tudo criou. Aí sim, colocando nossas mentes ao Seu dispor e dispondo da capacidade que Ele nos deu podemos ser livres e ousados para pensar fora das caixas através das quais essa cultura religiosa tem enrijecido e enfraquecido nosso pensamento. Conscientes de que o amor é o mais precioso dom que temos, podemos e devemos buscar conhecer e entender profundamente a perfeita vontade de Deus, guardando a humildade e singeleza sempre conosco para atentarmos ao fato de que ver as coisas de modo diferente não nos torna melhores, mas nos dá a responsabilidade de correspondermos mais e mais a visão que temos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vcs...e considero um grande desafio para o nosso ego vivermos nessa busca dependente de expressarmos uma fé de forma que glorifique a Deus (por ser relevante e efetiva em nosso tempo-espaço). Acredito que o maior interessado nisso tudo é o próprio Senhor e rogo pra que Ele nos desperte e derrame Sua graça e poder, e nos revele cada dia mais da Sua Pessoa, compartilhando e renovando,com os que O buscam em Espírito e em Verdade, Seus ricos dons.
    Sem Ele nada podemos.

    " Mas o povo que conhece o Seu Deus se tornará forte e ativo"
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir