sexta-feira, 1 de abril de 2011

O passado sozinho não é vida agora

A ação de "buscar a Deus" é um dos principais parâmetros para entender como o meu relacionamento com Deus está.
Se qualquer coisa que seja me faz parar de buscá-lo e eu me convenço a tentar simplesmente preservar minhas memórias quanto a esse relacionamento, eu já deveria mesmo era saber que o mesmo está cambaleando e próximo de um trágico fim.
Ostracismo, paralisia e morte.
A vida com a sua dinâmica característica está perdida.

Por mais que eu seja capaz de me lembrar das experiências do meu passado com Deus, se essas mesmas experiências não me motivam e impulsionam na busca de novas experiências, mesmo simples, mas constantes, diárias, então essas memórias estarão, no que diz respeito ao poder de vida, mortas.

A sede de buscar a Deus garante experiências novas e vivas que vão fazendo das memórias um rico e poderoso depósito fornecedor de matéria prima para o presente do relacionamento. As lembranças devem manter sua unidade com o agora, a vida agora que constrói também o futuro. Relacionamento com Deus é vida inteira.
O passado confere consistência e profundidade ao presente. Mas o passado sozinho não é vida agora.

Eu não deixaria de rever minhas experiências passadas com Deus, nem sob o medo da possibilidade de descobrir que essas experiências foram na verdade uma ilusão minha, uma interpretação ingênua ou um engano qualquer. Claro, isso poderia ser de certo ponto de vista algo destroçador, mas minha busca por Deus é Hoje. Quero conhecê-lo num processo que eu sei ser permanente, esteja onde eu estiver dentro desse processo. O indispensável é estar no processo, estar me relacionando hoje, buscando sempre.

Por outro lado, não seria justo comigo mesmo eu fazer uma revisão das minhas memórias com Deus fora da ação de buscá-lo, fora do trabalho de conhecê-lo. Seria entregar memórias preciosas que se discernem espiritualmente a uma mente fria que trabalha dentro de uma perspectiva estritamente natural.

Não deixemos de lembrar também que buscar a Deus não é o mesmo que buscar o que eu quero que Deus seja ou faça, nem é o mesmo que buscar meramente as manifestações sobrenaturais do Seu poder.

Quero conhecer e prosseguir conhecendo ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário